Tenho certeza que os ouvintes da boa música nos dias de hoje se encontram muito mais tristes do que alegres quando vêem o que vem sendo feito com a música!!! Ela vem sendo maltratada, berrada, e muita das vezes exposta ao ridículo por muitos que não sabem como tratá-la… Talvez nem tenham culpa, pois não sabem o que fazem, ou sua única culpa seria a de continuar a maltratá-la, depois de anos sem ao menos tentar entendê-la ou aprendê-la, mesmo sem que ela nada tenha feito contra eles!!! A ignorância é tanta que acho que eles pensam até que estão fazendo algo bom com ela, mas eles não vêem que a estão matando aos poucos!!! Sinto como se aos poucos a música fosse sendo envenenada por modismos que dão lucro para alguns, sinto ela pedindo ajuda e dizendo que precisa de um remédio para se curar. E como se cura a música? Com música boa penso eu!!! O que anda cada vez mais escasso!!! Se formos ver nos dias de hoje, cada vez que lembro de uma música boa é antiga, um compositor bom, é antigo isso quando o mesmo já não morreu!!! Como fazer para melhorar isso então? Precisamos nascer de novo para a música, assim como as pessoas que se convertem, que gostam de usar o termo “nasci de novo” dando um sentido de nova vida dali para frente, é preciso de forma urgente que muitos nasçam de novo para a música. Ela precisa disso agora, ou isso ou a deixemos em paz para que ela possa se recuperar dos constantes envenenamentos que vem sofrendo!!!
Parafraseando os pensamentos de Paul Travers que disse:
“Tirem todos os homem da terra, e as plantas continuarão felizes, sem notar sua falta. Tirem as plantas da terra, e os homens não sobreviverão”
E Rubem Alves (Grande filósofo, teólogo entre outras tantas coisas mais) que acredito eu tocado pela frase do Paul escreveu:
“Penso que a natureza sonha. Montanhas, florestas, mares, ares, rios, lagos, nuvens, cachoeiras, animais, flores – todos sonham um mesmo sonho. Sonham que chegará o dia em que todos os seres humanos desaparecerão da face da terra. Pois os dinossauros não desapareceram? Quando isso acontecer será a felicidade! A natureza estará, finalmente, livre dos demônios que as destroem. A natureza, então, tranqüilamente, sem pressa, se curará das feridas que lhe causamos”.
Eu junto os dois pensamentos e digo só que em relação a música o seguinte:
“Tirem a música do homem, e a sua vida passa a não ter mais sentido, cor, graça… Tirem o homem da música e ela sobreviverá e encontrará um jeito de se curar dos constantes ataques que estão fazendo com ela”
A música está na natureza, e ela não precisa de nós. Alguns de nós só tem o dom de ouví-la e assim poder ser um canal para que todos os que não a ouvem flutuando por aí, possam dessa maneira desfrutá-la também, mas ela vive sem nós, e ela vive em Deus que é a própria música…
0 comentários:
Postar um comentário